A Transformação Digital: o gestor de projetos e a importância da comunicação

DIGITAL TRANSFORMATION: THE PROJECT MANAGER AND THE IMPORTANCE OF COMMUNICATION

Autores

  • Luciana Viel Gomes Uninove - Universidade Nove de Julho
  • Lincoln Sposito Uninove - Universidade Nove de Julho https://orcid.org/0000-0002-7581-512X
  • Isabel Cristina Scafuto Uninove - Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v10i1.32115

Resumo

Objetivo do estudo: Apresentar a estratégia de comunicação do gestor de projetos com os stakeholders para tratar problemas de conflitos de interesse e falha de definição de escopo em um projeto de transformação digital.

Relevância/originalidade: Este relato técnico trata de um projeto real de transformação digital e as implicações negativas de um processo de comunicação mal gerido. Em linha com a literatura, demonstra aspectos citados como relevantes na gestão de comunicação, conflitos, stakeholders e escopo, constatando-se seus impactos em um ambiente de projetos. A contribuição principal deste relato é a de propiciar uma experiência real de um projeto de transformação digital e as dificuldades existentes.

Metodologia/abordagem: A partir de uma abordagem qualitativa foi realizada uma pesquisa explicativa, com base no método de pesquisa-ação. O intuito foi de entender um caso real de projeto de transformação digital e relatar as observações do pesquisador e as ações realizadas de intervenção no contexto do projeto.

Principais resultados: os principais resultados são: a importância da comunicação nas fases iniciais do projeto com os stakeholders para se mitigar riscos de conflitos e escopo mal definido; o uso da comunicação como técnica de resolução de conflitos e para angariar defensores do projeto; a necessidade de se estabelecerem vínculos de confiança entre o gestor de projetos e os demais stakeholders; a constatação quanto à necessidade de se avaliar corretamente o ambiente de tecnologia da informação da organização para se tomar ações adequadas em projetos de transformação digital.

Contribuições teóricas/metodológicas: Diversos aspectos foram avaliados, sendo as principais contribuições teóricas a constatação da atuação de consultorias como aceleradoras do processo de transformação digital, a relevância da área e recursos de tecnologia da informação e a necessidade de envolvimento das áreas de negócios nesse contexto. Outras contribuições se dão pela constatação da relevância da gestão da comunicação e dos stakeholders para eliminar riscos de um escopo mal definido e para evitar ou eliminar conflitos críticos para o sucesso do projeto de transformação digital.

Contribuições sociais/para a gestão: As contribuições para a prática se dão pela visão de uma atuação real de um gestor de projetos em um projeto estratégico, de transformação digital, herdando problemas e conflitos ocasionados por um pré-projeto realizado de forma imprópria. Ficam várias lições, como a importância do protagonismo e senioridade de gestores de projetos para se tomar ações maduras e objetivas. O relacionamento interpessoal, comunicação e técnicas de gestão foram aplicadas e podem auxiliar organizações e gestores em como conduzir ações para a resolução de conflitos.

Palavras-chave: escopo, comunicação, stakeholders, conflitos, transformação digital

Biografia do Autor

Lincoln Sposito, Uninove - Universidade Nove de Julho

-

Downloads

Publicado

26-02-2024

Como Citar

VIEL GOMES, L.; SPOSITO, L.; SCAFUTO, I. C. A Transformação Digital: o gestor de projetos e a importância da comunicação: DIGITAL TRANSFORMATION: THE PROJECT MANAGER AND THE IMPORTANCE OF COMMUNICATION. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 41–61, 2024. DOI: 10.48075/comsus.v10i1.32115. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/32115. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos