Tendências e Desafios. Um estudo das percepções dos produtores rurais e representantes da agroindústria sobre o futuro do agronegócio brasileiro

Autores

  • Ananias Francisco Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v10i1.32676

Resumo

Este artigo teve como objetivo evidenciar as percepções dos produtores rurais e representantes da agroindústria sobre os desafios e expectativas para o futuro do setor agropecuário brasileiro, visando analisar tendências, compreender desafios e fornecer informações para o desenvolvimento estratégico e sustentável do agronegócio. A pesquisa, aplicada, qualitativa e exploratória, utiliza estudo de caso e a ferramenta da nuvem de palavras. A análise é baseada nos posicionamentos coletivos de participantes da Feira Norte Show, em Sinop/MT. Os desafios identificados incluem escassez de insumos, restrições ambientais, logística, questões políticas e concorrência internacional. As expectativas destacam-se na diminuição de tarifas, avanço tecnológico, produção responsável, gestão produtiva eficiente, uso consciente de recursos naturais, redução de emissões de gases do efeito estufa, aumento da produção e exportação, e melhorias na logística. Por fim, é crucial que os participantes estejam conscientes e preparados para os futuros desafios e expectativas no cenário do agronegócio brasileiro.

Downloads

Publicado

26-02-2024

Como Citar

SANTOS, A. F. Tendências e Desafios. Um estudo das percepções dos produtores rurais e representantes da agroindústria sobre o futuro do agronegócio brasileiro. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 81–104, 2024. DOI: 10.48075/comsus.v10i1.32676. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/32676. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos