Sustentabilidade na Beleza. Adaptação e Validação de uma Escala de Mensuração da Consciência Ambiental no Mercado Brasileiro

Adaptation and Validation of a Measurement Scale for Environmental Awareness in the Brazilian Market

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v11i1.32794

Resumo

O objetivo do presente artigo consiste em validar para aplicação em consumidores de produtos e serviços de beleza, a escala de mensuração dos fatores que influenciam na decisão de compra por produtos ecologicamente sustentáveis desenvolvida por Kumar (2019). Para isso, foi conduzida uma pesquisa com 516 consumidores de serviços de beleza de um grande estabelecimento de beleza situado na cidade de Salvador – BA. Como método, optou-se pela validação de construto, que consiste na análise da consistência interna da escala (Alfa de Cronbach) e na verificação de suas propriedades psicométricas (Análise Fatorial). Três dimensões propostas originalmente por Kumar (2019) não se mostraram consistentes (Decisão de compra, Preço e Qualidade, Anúncios e Opiniões de terceiros), a análise estatística não demonstrou coerência na distribuição dos itens nos respectivos fatores propostos. Aponta-se como uma questão critica o número insuficiente de itens associados a essas dimensões, destoando dos padrões estabelecidos, de no mínimo quatro. Sendo assim, essa pesquisa propõe uma remodelação da escala, estabelecendo apenas uma dimensão (Consciência Ambiental), que apresentou índices psicométricos consistentes, dentro dos parâmetros de confiabilidade propostos pela literatura.

Biografia do Autor

Luan Marca, PUCRS

Possui graduação em Administração pela Universidade de Passo Fundo (2019). Mestrado em Administração pela Universidade de Passo Fundo (PPGAdm) (2021). Atualmente, cursa doutorado em Economia na PUCRS e atua como instrutor de linguagem R de programação (Extensão UPF), aplicando técnicas de extração, tratamento, análise e apresentação de dados econômicos e financeiros (acesso a bases de dados, transformação de dados, estatística descritiva, gráficos, análise multivariada) para a geração de informações e suas aplicações nos processos de tomada de decisão em negócios.

Manuela Trindade, PUCRS

Bacharel em ciência da computação e especialista em sistemas distribuídos pela UNIFACS. Pós graduada em desenvolvimento Sustentável e economia circular pela PUC-RS. Atua há mais de 10 anos no setor de beleza na prestação de serviços e consultoria.

Andre Pereira, Universidade de São Paulo

Bacharel em Ciência Econômicas (Universidade Santa Úrsula/USU - 1990) Rio de Janeiro. Mestre em Economia pela (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS - 1996). Doutor em Economia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS - 2004) com tese na linha de pesquisa de desenvolvimento econômico. Professor titular no Programa de Mestrado em Administração (PPGAdm) e na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Pesquisador no Centro de Pesquisa e Extensão da CEPEAC/FEAC. O foco das pesquisas são os estudos com ênfase em economia regional, desenvolvimento econômico, métodos quantitativos, estudos organizacionais nas empresas.

Publicado

12-09-2024

Como Citar

MARCA, L.; TRINDADE, M.; PEREIRA, A. Sustentabilidade na Beleza. Adaptação e Validação de uma Escala de Mensuração da Consciência Ambiental no Mercado Brasileiro: Adaptation and Validation of a Measurement Scale for Environmental Awareness in the Brazilian Market. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 01–20, 2024. DOI: 10.48075/comsus.v11i1.32794. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/32794. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos