Sustentabilidade na Beleza. Adaptação e Validação de uma Escala de Mensuração da Consciência Ambiental no Mercado Brasileiro
Adaptation and Validation of a Measurement Scale for Environmental Awareness in the Brazilian Market
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v11i1.32794Resumo
O objetivo do presente artigo consiste em validar para aplicação em consumidores de produtos e serviços de beleza, a escala de mensuração dos fatores que influenciam na decisão de compra por produtos ecologicamente sustentáveis desenvolvida por Kumar (2019). Para isso, foi conduzida uma pesquisa com 516 consumidores de serviços de beleza de um grande estabelecimento de beleza situado na cidade de Salvador – BA. Como método, optou-se pela validação de construto, que consiste na análise da consistência interna da escala (Alfa de Cronbach) e na verificação de suas propriedades psicométricas (Análise Fatorial). Três dimensões propostas originalmente por Kumar (2019) não se mostraram consistentes (Decisão de compra, Preço e Qualidade, Anúncios e Opiniões de terceiros), a análise estatística não demonstrou coerência na distribuição dos itens nos respectivos fatores propostos. Aponta-se como uma questão critica o número insuficiente de itens associados a essas dimensões, destoando dos padrões estabelecidos, de no mínimo quatro. Sendo assim, essa pesquisa propõe uma remodelação da escala, estabelecendo apenas uma dimensão (Consciência Ambiental), que apresentou índices psicométricos consistentes, dentro dos parâmetros de confiabilidade propostos pela literatura.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.