Environmental, social and governance (ESG): análise de investimentos no agronegócio sob a perspectiva de fundos de investimentos
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v11i1.32982Resumo
O agronegócio está profundamente relacionado ao ESG (Environmental, Social and Governance). Tanto a agricultura quanto a pecuária dependem de recursos naturais para o processo de produção. Além disso, é um setor intensivo em mão-de-obra e que tem o desafio de realizar um processo sucessório sólido para garantir a perenidade do negócio. A partir do exposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória que busca compreender de que forma as gestoras estão gerindo recursos do agronegócio e inserindo em suas análises as bases de princípios ESG na decisão de investimento. Foi desenvolvido um estudo de casos múltiplos com três gestoras. Os achados foram: (1) há um grande poder de crescimento do agronegócio em diferentes formas de financiamento por intermédio do mercado de capitais; (2) o ESG será uma valiosa ferramenta de melhorias no setor; (3) é necessário o desenvolvimento de um framework ESG destinado ao setor do agronegócio; e (4) o desafio do agronegócio está em comunicar ao mundo que é possível produzir (e que produzimos) de forma sustentável.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.