Veículos elétricos no Brasil: benefícios, desafios e perspectivas de impacto socioambiental

benefits, challenges and perspectives socio-environmental impact

Autores

  • Guilherme Azevedo de Sá Reis Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)
  • Amanda Ferretti Faceli

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v11i1.33531

Resumo

O desenvolvimento de tecnologias sustentáveis apresenta uma necessidade mundial importante, visto que representa um tema relevante para a qualidade de vida e sobrevivência dos seres vivos no planeta. Dessa forma, este artigo busca responder à seguinte questão de pesquisa: quais os desafios e perspectivas da utilização de veículos elétricos no território nacional para o desenvolvimento deste recurso, com ênfase nos fatores socioambientais? Foi realizado um ensaio teórico, por meio de pesquisa bibliográfica nas bases de dados Ebscohost, Spell, Scopus e Web of Science, com foco na temática tendo um recorte no período dos últimos 10 anos. O país apresenta uma grande perspectiva futurista em relação à característica territorial, por obter uma grande facilidade em utilizar os recursos naturais, principalmente acerca do uso da energia solar e eólica. As fontes alternativas são fundamentais para a composição da matriz energética nacional, que necessitará em longo prazo, de uma capacidade maior de geração de energia para suprir a possível mudança de frota que acontecerá visando um desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

Guilherme Azevedo de Sá Reis, Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)

Graduado em Administração pela Faceli.

Amanda Ferretti, Faceli

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pós-doutoranda em Administração na Fucape Business School. Professora de graduação e ´pós-graduação.

Publicado

12-09-2024

Como Citar

AZEVEDO DE SÁ REIS, G.; FERRETTI, A. Veículos elétricos no Brasil: benefícios, desafios e perspectivas de impacto socioambiental: benefits, challenges and perspectives socio-environmental impact. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 21–36, 2024. DOI: 10.48075/comsus.v11i1.33531. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/33531. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos