Veículos elétricos no Brasil: benefícios, desafios e perspectivas de impacto socioambiental
benefits, challenges and perspectives socio-environmental impact
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v11i1.33531Resumo
O desenvolvimento de tecnologias sustentáveis apresenta uma necessidade mundial importante, visto que representa um tema relevante para a qualidade de vida e sobrevivência dos seres vivos no planeta. Dessa forma, este artigo busca responder à seguinte questão de pesquisa: quais os desafios e perspectivas da utilização de veículos elétricos no território nacional para o desenvolvimento deste recurso, com ênfase nos fatores socioambientais? Foi realizado um ensaio teórico, por meio de pesquisa bibliográfica nas bases de dados Ebscohost, Spell, Scopus e Web of Science, com foco na temática tendo um recorte no período dos últimos 10 anos. O país apresenta uma grande perspectiva futurista em relação à característica territorial, por obter uma grande facilidade em utilizar os recursos naturais, principalmente acerca do uso da energia solar e eólica. As fontes alternativas são fundamentais para a composição da matriz energética nacional, que necessitará em longo prazo, de uma capacidade maior de geração de energia para suprir a possível mudança de frota que acontecerá visando um desenvolvimento sustentável.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.