Percepções sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade nas Comunidades Locais

Autores

  • Ananias Francisco Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Claudiane da Silva dos Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Lucas da Silva dos Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Nickole Pereira dos Santos Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)
  • Patrícia Alves Miranda Guimarães Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v12i2.34812

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as percepções dos residentes de quatro bairros em Sinop, Mato Grosso, em relação às ações que causam impactos negativos no meio ambiente. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário composto por afirmativas de múltiplas escolhas e uma questão aberta sobre os principais desafios enfrentados pelos participantes em relação aos impactos das ações não sustentáveis.  Foram identificados desafios específicos, como o uso inadequado de recursos e a falta de incentivo à reciclagem. Os resultados reforçam a importância de parcerias entre autoridades, instituições educacionais e a comunidade para implementar programas eficazes de Educação Ambiental e promover mudanças positivas em direção à sustentabilidade. Em conclusão, a pesquisa aponta que a conscientização e a educação são fundamentais para enfrentar os problemas ambientais locais. A promoção de práticas sustentáveis depende da colaboração entre diferentes setores da sociedade, para que ações efetivas sejam implementadas e a preservação do meio ambiente se torne prioridade para todos.

Publicado

07-12-2025

Como Citar

SANTOS, A. F.; DA SILVA DOS SANTOS, C.; DA SILVA DOS SANTOS, L.; DOS SANTOS, N. P.; GUIMARÃES, P. A. M. Percepções sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade nas Comunidades Locais. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 16–39, 2025. DOI: 10.48075/comsus.v12i2.34812. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/34812. Acesso em: 8 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos