IMPLANTAÇÃO DO MRP E MRPII: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA BLUKIT

Autores

  • GREICY BAINHA PACHECO Universidade Federal de Santa Catariana – UFSC

Palavras-chave:

Planejamento das Necessidades de Materiais. Planejamento dos Recursos de Manufatura. Sistema. Planejamento e Controle da Produção.

Resumo


Maior controle, menores gastos com espaço, desperdício, atrasos e a percepção de quanto se pode ganhar com a melhoria desses pontos, impulsionam cada vez mais as empresas a adotarem um sistema de controle de produção que busque a melhoria contínua. Embora ainda acredite-se que a implantação de um sistema de controle por meio de um sistema MRP ou MRPII vai atrasar os trabalhos ao invés de melhorar. O objetivo do artigo é analisar o processo de implantação do MRP na empresa de soluções hidráulicas: Blukit. Através de uma pesquisa de campo por meio de questionário semiestruturado com um dos responsáveis é possível integrar teoria e prática. Sendo assim, nesse artigo é apresentada uma abordagem prática daimplementação, dos benefícios e das dificuldades do uso em conjunto do MRP, bem como a possibilidade de implantação do MRPII. A contribuição do presente artigo é auxiliar e na compreensão de como funciona o processo de MRP e MRPII na teoria, bem como analisar naprática a implementação do MRP em conjunto com um sistema auxiliar de ERP em uma empresa de soluções hidráulicas.

Biografia do Autor

GREICY BAINHA PACHECO, Universidade Federal de Santa Catariana – UFSC

Equipe Editorial - Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Downloads

Publicado

14-07-2017

Como Citar

PACHECO, G. B. IMPLANTAÇÃO DO MRP E MRPII: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA BLUKIT. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 14, n. 27, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/17331. Acesso em: 17 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos