Servitização e Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) nas empresas: uma análise de meta-síntese e perspectivas para inovação
Servitization and Information and Communication Technologies (TICS) in companies: a meta-synthesis analysis and perspectives for innovation
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v28i48.33513Resumo
O objetivo desse trabalho é construir a partir de uma meta-síntese, um quadro teórico que sintetize os resultados de estudos de caso de pesquisas qualitativas anteriores relacionadas à servitização e as tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Este artigo utiliza como metodologia a meta-síntese e parte de estudos de caso qualitativos e aplicados como objeto de pesquisa. Como principal contribuição teórica a revisão sistemática revela diversas abordagens, como integração de serviços digitais e análise de dados para personalização do serviço como uma estratégia. O estudo destaca tendências como inteligência artificial e Internet of Things (IoT) na servitização. Gerencialmente, são propostas recomendações para empresas capitalizarem os benefícios, usando o potencial das TICs para inovação e competitividade por meio das estratégias de servitização.
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