PERCEPÇÕES SOBRE METODOLOGIAS INCENTIVADORAS DE INTENÇÕES EMPREENDEDORAS EM ALUNOS CONCLUINTES DE UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS OFERECIDO POR UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Vilma Geni Slomski
  • Luis Fernando Rocha
  • Vania Vilma Nunes Teixeira Xavier
  • Ronaldo Frois de Carvalho

Palavras-chave:

Educação Contábil, Empreendedorismo, Competências empreendedoras, Estratégias de ensino.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as percepções sobre metodologias incentivadoras de intenções empreendedoras de alunos concluintes de um curso de Ciências Contábeis oferecido por uma IES da cidade de São Paulo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritivo–quantitativa. Os dados foram coletados, por meio de questionário aplicado on line. Constatou-se haver grande interesse dos alunos em serem empresários, 88% concordam que “ser um empreendedor implicaria grande satisfação”, seguido de 72%, que demonstrou “estar disposto a fazer de tudo para ser empresário”, de 67% que diz estar disposto a  “fazer todos os esforços para criar e manter a própria empresa” e de 88%  que diz  “estar decidido a criar uma empresa no futuro”. Quanto às competências necessárias ao empreendedor 67,65% dos alunos indicaram o “conhecimento na área dos negócios” e 59%  a “atitude empreendedora”. Quanto as atividades que despertam o espírito empreendedor no aluno, 87% disseram que não foi desenvolvido atividades em sala de aula como a “criação de uma empresa”, seguido de 48% que dizem não terem visitado uma empresas, de 81% que dizem que não foi realizado estudos de caso e de 54% “seminários e palestras com empresários”. Conclui-se que uma educação empreendedora com metodologias que privilegiem a prática de gestão empresarial podem contribuir para fomentar as intenções empreendedoras dos alunos dos cursos nas áreas de negócios e do empreendedorismo no Brasil. 

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Publicado

17-09-2014

Como Citar

SLOMSKI, V. G.; ROCHA, L. F.; NUNES TEIXEIRA XAVIER, V. V.; FROIS DE CARVALHO, R. PERCEPÇÕES SOBRE METODOLOGIAS INCENTIVADORAS DE INTENÇÕES EMPREENDEDORAS EM ALUNOS CONCLUINTES DE UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS OFERECIDO POR UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE SÃO PAULO. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 13, n. 24, p. 119–135, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8841. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)