RELAÇÕES ENTRE DESEMPENHO DOS FORNECEDORES E DESEMPENHO DAS EMPRESAS COMPRADORAS: UM ESTUDO MULTICASOS NO RAMO AUTOMOTIVO BRASILEIRO.

Autores

  • Christiane Bischof dos Santos
  • Tomas Sparano Martins
  • Heitor Takashi Kato
Agências de fomento
Financiado pelo CNPQ

Palavras-chave:

desempenho, relação fornecedor-comprador, correlação

Resumo

Com a constante busca pela vantagem competitiva a indústria automotiva, surge a forte pressão sobre os fornecedores para entregar peças com excelente qualidade, em pequenas quantidades e dentro do prazo estipulado. Desta demanda, identificam-se características que devem ser consideradas na avaliação do desempenho do fornecedor. Por outro lado, a empresa compradora também é impactada por estes resultados. A fim de atingir os melhores resultados em relação às características de desempenho que atingem o cliente final, as empresas compradoras esforçam-se tanto na melhoria continua interna quanto no acompanhamento próximo de seus fornecedores. Este estudo tem por objetivo verificar as relações de associação existentes entre fatores relacionados ao desempenho do fornecedor e o desempenho das empresas compradoras. Foram analisadas 79 indústrias do ramo automotivo em diferentes níveis de fornecimento. O desempenho de seus fornecedores, bem como os resultados em relação ao próprio desempenho, foram avaliados com uso de questionário e medição por meio de escala Likert. O método estatístico utilizado é a análise de correlações de Spearman. Como resultado, apresentam-se os principais critérios de avaliação relacionados aos fornecedores que possuem associações significativas com os resultados de desempenho da empresa compradora. Pretende-se com os resultados finais, fornecer subsídios o desenvolvimento de indicadores relevantes para o processo.

Downloads

Publicado

17-09-2014

Como Citar

SANTOS, C. B. dos; MARTINS, T. S.; KATO, H. T. RELAÇÕES ENTRE DESEMPENHO DOS FORNECEDORES E DESEMPENHO DAS EMPRESAS COMPRADORAS: UM ESTUDO MULTICASOS NO RAMO AUTOMOTIVO BRASILEIRO. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 13, n. 24, p. 223–234, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/9231. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)