O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES

Autores

  • Isabel Magda Said Pierre Carneiro
  • Keyla de Souza Lima Cruz
  • Maria Marina Dias Cavalcante

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v9i0.10130

Palavras-chave:

Trabalho Docente. Ensinar e Aprender. Metodologia de Ensino

Resumo


O processo de ensinar e aprender no contexto da Educação Profissional e Tecnológica é uma temática atualmente, recorrente, visto que remete a fatores que influenciam no desempenho acadêmico dos estudantes e no trabalho docente. Assim, este  artigo tem como objetivo compreender as dificuldades de aprendizagem dos estudantes e suas implicações no trabalho dos professores  no contexto da Educação Profissional Brasileira. Inserida numa abordagem qualitativa de educação, a pesquisa classifica-se como um estudo de caso, tendo como lócus o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, Campus de Maracanaú. Como estratégia de recolha de dados, foram aplicados questionários com cinco docentes que ministram disciplinas nos seguintes eixos tecnológicos: Telemática (3) e, Indústria (2). A análise de dados foi realizada com base nos autores que fundamentaram o estudo, quais sejam: Davis (1994); Tardif (2002); Zabalza (2004), Ramos (2002), dentre outros. Os resultados revelam que as principais causas de insucesso dos estudantes estão, prioritariamente, centradas no próprio discente diante da sua falta de tempo para estudar e da sua deficiência de conhecimentos nas áreas exatas, lacunas advindas da Educação Básica. Além disso, percebemos que a falta de articulação entre os conteúdos ministrados em sala de aula e a realidade social dos discentes também influenciam na aprendizagem dos mesmos. O cenário trazido pela pesquisa sugere uma reflexão dos procedimentos metodológicos do professor, na tentativa de melhorar os níveis de compreensão dos estudantes. Para tanto, é necessário que os docentes reflitam sobre os processos de ensinar e aprender, apontando não somente as limitações dos discentes, mas, também, suas potencialidades. Nessa perspectiva, por ser um ato político e coletivo, a prática docente precisa ser constantemente avaliada, repensada e, se necessário for, reconstruída. E essa reconstrução se dá pelo diálogo, pela valorização dos pares, pelo trabalho interdisciplinar e com os diferentes sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Trabalho Docente. Ensinar e Aprender. Metodologia de Ensino.   

Downloads

Publicado

12-09-2014

Como Citar

SAID PIERRE CARNEIRO, I. M.; LIMA CRUZ, K. de S.; DIAS CAVALCANTE, M. M. O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES. Educere et Educare, [S. l.], v. 9, 2014. DOI: 10.17648/educare.v9i0.10130. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10130. Acesso em: 29 nov. 2021.