IDENTIDADES DE JOVENS QUILOMBOLAS: REGISTROS DE UMA ETNOGRAFIA

Autores

  • Lígia Marise Lima Costa

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v9i17.10314

Resumo

RESUMO: Procuramos neste artigo tecer considerações sobre a ida de uma “Marinheira de Primeira Viagem” ao campo para realizar pesquisas para sua dissertação de mestrado. Desta forma relatamos os principais problemas enfrentados, os medos e anseios, bem como os resultados obtidos. A empreitada enfrentada pela autora diz respeito à busca para tentar compreender a constituição identitária de jovens alunos do ensino médio, moradores de uma comunidade remanescente de quilombo e a contribuição da instituição escolar para a construção de tais identidades. A pesquisa ocorreu em duas comunidades rurais do Vale do Jequitinhonha, uma onde se localizava a escola e a outra onde viviam os jovens alunos pesquisados.

Downloads

Publicado

03-07-2014

Como Citar

COSTA, L. M. L. IDENTIDADES DE JOVENS QUILOMBOLAS: REGISTROS DE UMA ETNOGRAFIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 127–137, 2014. DOI: 10.17648/educare.v9i17.10314. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10314. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ ANTROPOLOGIAS, ETNOGRAFIAS E EDUCAÇÃO