DESAFIOS PEDAGÓGICOS E INSTITUCIONAIS DE PROFESSORES INICIANTES NO ENSINO SUPERIOR E AS IMPLICAÇÕES PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Laurizete Ferragut Passos
  • Sandra Regina Silva
  • Denise Bagne Marquesi

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v9i0.10829

Resumo


Resumo: As recentes discussões sobre os desafios do trabalho do professor iniciante nos vários níveis de ensino revelam não só o crescimento das pesquisas sobre a temática, como a necessidade de políticas de inserção desses iniciantes com vistas à melhoria da qualidade do ensino nos cursos de formação de professores. O texto tem como objetivo central a análise dos problemas e desafios enfrentados pelos professores formadores dos cursos de Licenciatura em Matemática em início de carreira e com foco no exercício da docência a partir das demandas da prática e das respostas e estratégias para responder a essas demandas. Os autores que apoiaram o estudo foram Beillerot (1996); Vaillant (2002); André (2010); Ruiz (2008); Cunha (2010); Isaia (2005) e Belhost (2012). Foram realizadas entrevistas com catorze professores iniciantes dos cursos de Licenciatura em Matemática Os resultados revelaram que a maior dificuldade dos iniciantes é lidar com os alunos que chegam à Licenciatura com ausência de conhecimentos prévios de Matemática e apontaram que a experiência na Educação Básica ajuda a estruturar o trabalho docente e a lidar com as demandas dos novos alunos. Os dados apontaram também para as dificuldades de natureza institucional e para a importância do apoio e oferecimento de programas de inserção para esses iniciantes.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

FERRAGUT PASSOS, L.; REGINA SILVA, S.; BAGNE MARQUESI, D. DESAFIOS PEDAGÓGICOS E INSTITUCIONAIS DE PROFESSORES INICIANTES NO ENSINO SUPERIOR E AS IMPLICAÇÕES PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Educere et Educare, [S. l.], v. 9, 2000. DOI: 10.17648/educare.v9i0.10829. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10829. Acesso em: 27 nov. 2021.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Formação de Professores