METODOLOGIAS ATIVAS, SEMIÓTICA E PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM DESIGN

Autores

  • Joseane Rucker

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i20.11302
Agências de fomento
CAEPM

Palavras-chave:

Semiótica, Letras, Artes, Educação

Resumo

A pesquisa propõe traçar percursos de leitura a partir da aplicação de duas operações semânticas (quadrado semiótico e sistema actancial) associadas à aprendizagem baseada em problemas. Para isso, fichas e sequências didáticas foram criadas, embasadas nos objetivos pedagógicos identificados, a fim de alcançar níveis mais elaborados de desenvolvimento cognitivo – referente sobretudo à figurativização. O conjunto de proposições dessa investigação, amparado no trabalho com narrativas, oferece ao docente estratégias que mobilizam a autonomia e a autoria dos estudantes de Comunicação Visual. 

Downloads

Publicado

19-06-2015

Como Citar

RUCKER, J. METODOLOGIAS ATIVAS, SEMIÓTICA E PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM DESIGN. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 20, 2015. DOI: 10.17648/educare.v10i20.11302. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11302. Acesso em: 19 abr. 2024.