UMA ANÁLISE SOBRE DEMOCRACIA, ESTADO E POLÍTICA SOCIAL A PARTIR DA OBRA "DEMOCRACIA E POLÍTICA SOCIAL" DE EVALDO AMARO VIEIRA

Autores

  • Adriana Trevisol
  • Magna Letícia Busato
  • Márcia Sabina Rosa

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v3i5.1133

Palavras-chave:

Democracia, Estado, Política Social, Política Educacional

Resumo

O presente artigo tem por finalidade explicitar a definição e a problematização sobre a Política Social e o Estado na obra Democracia e política social, de Evaldo Amaro Vieira. O estudo proposto toma, como referência, a interpretação de democracia a partir de uma análise histórica, à luz de diversos autores que discorrem sobre o assunto, priorizando as suas diferentes formas e os processos estatais decorrentes dela. Tendo como base de referência a análise dos tipos de Democracia e de Estado, examinamos a definição de Política Social apresentada por diversos autores, destacando-a como resultado do processo social e político socialmente construído. A forma como esse assunto é apresentado na obra Democracia e política social permite compreender a relação entre Estado, Política Social e Política Econômica. Ao final do trabalho, apresentamos nossas considerações sobre a relação observada entre Estado, Democracia e Política Social.

Downloads

Publicado

16-04-2009

Como Citar

TREVISOL, A.; BUSATO, M. L.; ROSA, M. S. UMA ANÁLISE SOBRE DEMOCRACIA, ESTADO E POLÍTICA SOCIAL A PARTIR DA OBRA "DEMOCRACIA E POLÍTICA SOCIAL" DE EVALDO AMARO VIEIRA. Educere et Educare, [S. l.], v. 3, n. 5, p. p. 27–35, 2009. DOI: 10.17648/educare.v3i5.1133. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1133. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Educação, Políticas Sociais e Estado