RELATO DE EXPERIÊNCIAS ENTRE BRASIL E ESPANHA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO A PARTIR DA LITERATURA CIENTÍFICA.
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i29.11407Palavras-chave:
Equipe de Orientação, Enriquecimento Curricular, Flexibilização, Atendimento Educacional Especializado, Avaliação Psicopedagógica.Resumo
O presente artigo visa analisar as práticas de atendimento educacional especializado para crianças com Altas Habilidades/Superdotação, no contexto do Brasil e da Espanha e exposta na literatura científica internacional. A experiência da Espanha foi escolhida para essa análise por ser uma referencia internacional, no que tange a qualidade de atendimento as necessidades específicas dos superdotados. Para a realização da pesquisa que embasou este artigo, encontramos na analise bibliográfica de documentos oficiais, artigos científicos e obras da literatura científica os subsídios necessários para suscitar nossas reflexões. Como resultado, encontramos dados que indicam que o Brasil tem conquistado importantes avanços, principalmente via NAAH/S e Salas de Recursos Multifuncionais que empregam o enriquecimento curricular e aflexibilização educacional como práticas de atendimento, o que converge com a experiência espanhola. Todavia, ainda nos faltam alguns aspectos para alcançar êxito, como os processos de avaliação escolar, a formação de professores e o acompanhamento de Equipes de orientação como existe na Espanha.
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