“INTELECTUAL” ENQUANTO ATRIBUTO DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.11686Palavras-chave:
Intelectual-professor, Intelectual em Gramsci, Intelectual na educação.Resumo
O texto trata do professor enquanto intelectual. Toma como referências para reflexão as abordagens que nesse sentido são feitas pela Escola Nova no Brasil, particularmente no Paraná, na perspectiva de Erasmo Pilotto (1938-1946); nos escritos de Gramsci, na obra “Os intelectuais e a organização da cultura” (1982); e no enfoque sobre a função da escola hoje, e consequentemente do professor, segundo a função que lhe é atribuída por Dermeval Saviani na obra “A pedagogia histórica crítica: primeiras aproximações” (2008). Pretende contribuir com as reflexões sobre a função de intelectual que o professor exerce na educação brasileira.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
MIGUEL, M. E. B. “INTELECTUAL” ENQUANTO ATRIBUTO DO PROFESSOR. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2000. DOI: 10.17648/educare.v10i19.11686. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11686. Acesso em: 21 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: História da educação, intelectuais e instituições escolares
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.