HISTÓRIA DA ESCOLA PUBLICA: LEVANTAMENTO DE FONTES E PRODUÇÃO ACADEMICA NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ

Autores

  • João Carlos da Silva
  • Eraldo Leme Batista

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.11697

Palavras-chave:

Escola pública, Produção acadêmica, Oeste do Paraná, Fontes.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão acerca do levantamento de fontes e a produção acadêmica acerca da história da educação no Oeste do Paraná. As pesquisas sobre instituições escolares vêm ganhando importância desde os anos de 1990 (BUFFA, 2007) e a cada dia vem se colocando como tema de pesquisa, atraindo um número significativo de pesquisadores particularmente no âmbito da história da educação. Temos como objetivo apresentar e analisar o levantamento de fontes realizado sobre a produção científico-acadêmica acerca da história da educação no Oeste do Paraná. Os esforços no desenvolvimento da pesquisa no campo da história das instituições somente terão sentido, na medida em que se coloque como uma possibilidade de escrever uma história da educação brasileira, com pesquisas de qualidade ao levar em conta as especificidades regionais e locais, num movimento que articule elementos entre o geral e o particular.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

SILVA, J. C. da; BATISTA, E. L. HISTÓRIA DA ESCOLA PUBLICA: LEVANTAMENTO DE FONTES E PRODUÇÃO ACADEMICA NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2000. DOI: 10.17648/educare.v10i19.11697. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11697. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História da educação, intelectuais e instituições escolares