SIGNIFICAÇÕES E SENTIDOS NAS AÇÕES DE ENSINO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.12473Keywords:
As signicações e os sentidos expressos nas ações de ensino dos professores do Ensino Fundamental é o tema básico da pesquisa descrita no presente trabalho. O estudo, tendo como questão central, quais as signicações e sentidos expressos nas ações de ensiAbstract
The signications and the meanings expressed ineducational actions of teachers Elementary education is the basic
theme of the research described in this paper. The study, with a
central question: what are the signications and meanings
expressed in educational actions of teachers?, developed into a
state public school of Braço do Norte/SC. In this context school,
four teachers of the early years of Elementary School participated
in the survey, which drew the following methodological
procedures: an exploratory questionnaire that the professors,
analysis of the political-pedagogical project (PPP), observation inthe classroom and interviews deepening. Data were analyzed based on historical-cultural
conception. The study showed that, in educational actions of teachers, the scientic
knowledge assumes centrality, which moves away from the proposed Historical-Cultural
approach, who moved the school PPP. In educational actions, involving reading and writing,
we note that the technical aspect of language, encoding and decoding of graphic signs stood
out at the expense of socio knowledge. Similarly, in educational activities, involving
mathematics, we see highlighted in algorithmic procedures, which they have on
reproduction and memorizing his greatest support.
Published
01-01-2000
How to Cite
SOETH, T.; PEREIRA, A. S. SIGNIFICAÇÕES E SENTIDOS NAS AÇÕES DE ENSINO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2000. DOI: 10.17648/educare.v10i19.12473. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/12473. Acesso em: 20 apr. 2025.
Issue
Section
Dossiê: História da educação, intelectuais e instituições escolares
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.