FONTES DE ENERGIAS MODERNAS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM ENFOQUE CTS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.12515Palavras-chave:
CTS, ensino de física, eletricidadeResumo
O presente artigo apresenta o resultado de um estudo realizado com duas turmas de trinta alunos cada do 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular de uma cidade do interior do Estado do Paraná, Brasil, com o tema: Fontes de Energias Modernas. A proposta didática foi desenvolvida na disciplina de Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) do Mestrado Profissional no Programa de Ensino de Ciência e Tecnologia durante o primeiro semestre de 2014. O objetivo desse estudo foi desenvolver uma temática do ensino de física na abordagem CTS. A abordagem metodológica foi qualitativa de natureza interpretativa e observação participante. A coleta de dados se deu por análise das produções dos alunos, anotações em diário de campo e mini relatórios. Os alunos participaram de debates dentre outras atividades relacionadas ao consumo e produção de energia elétrica. Ao final do estudo, percebemos que os alunos estavam se posicionando de maneira diferente diante das atividades propostas e participando mais das reflexões.
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