TRAJETÓRIAS NEGRAS DISCENTES NO ESPAÇO ACADÊMICO: O QUADRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS DIANTE DAS AÇÕES AFIRMATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i20.12603Palavras-chave:
Ações afirmativas. Trajetórias socioespaciais. Espaço acadêmico.Resumo
A década de 2000 representa para o Brasil o período de discussão e implementação das ações afirmativas nas instituições de ensino superior (IES). A proposta que apresentamos consiste em uma abordagem de algumas trajetórias coletivas e individuais de estudantes negrxs graduadxs na Universidade Federal de Goiás e que estão cursando ou concluíram a pós-graduação stricto sensu. Um levantamento preliminar indica que a participação em projetos ou programas de ações afirmativas e em coletivos de estudantes negrxs ou núcleos de estudos afro-brasileiros propicia uma ampliação da experiência acadêmica, incluindo a continuidade na pós-graduação, resultando na formação de um movimento negro de base acadêmica e de territórios racializados (negros ou interraciais).
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