FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MODELAGEM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE VIA SOFTWARE MOODLE

Autores

  • Carlos Roberto Ferreira
  • Dionísio Burak

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i21.13079
Agências de fomento
Fundação Araucária

Palavras-chave:

Formação continuada. Modelagem Matemática, Educação a Distância online,

Resumo

As lacunas deixadas na formação inicial, particularmente na licenciatura em Matemática e a necessária formação permanente, requerem atenção especial na formação continuada dos professores. Esse artigo apresenta um recorte de uma pesquisa realizada com 12 professores de matemática da Educação Básica, durante um curso de formação continuada em Modelagem Matemática, na modalidade Educação a Distância online, via software Moodle. No presente trabalho destaca-se a categoria as contribuições e interações da modalidade EaD online, via software Moodle. A questão norteadora imbricada é: Que contribuições e interações são proporcionadas pelas ferramentas do software Moodle na EaD online? O objetivo é analisar e constatar, a partir das manifestações dos professores, expressas nas diversas ferramentas do Moodle e na percepção do pesquisador, se elas contribuem satisfatoriamente para o desenvolvimento e objetivos do curso. O referencial teórico é sustentado pela Modelagem Matemática na Educação Matemática, na prática reflexiva que embasa a formação de professores e na abordagem do estar junto virtual na modalidade EaD online. A pesquisa é de cunho qualitativo e o tratamento dos dados segue o método da triangulação e análise indutiva, envolvendo os dados empíricos, pesquisador e referencial teórico, à luz dos princípios de Bogdan e Biklen (1994). Os resultados indicam que as ferramentas do software Moodle contribuem de forma satisfatória nos cursos EaD online, no entanto evidenciam a necessidade de alguns ajustes, com aprofundamentos e mais tempo em algumas etapas, e presença mais constante do tutor nas as atividades, para maximizar o potencial das ferramentas do Moodle. 

PALAVRAS – CHAVE: 

Downloads

Publicado

05-01-2016

Como Citar

FERREIRA, C. R.; BURAK, D. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MODELAGEM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE VIA SOFTWARE MOODLE. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 21, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i21.13079. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13079. Acesso em: 19 abr. 2024.