MATERIAL PARADIDÁTICO SOBRE PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM ESCOLARES: LEVANTAMENTO DE SUBSÍDIOS E ELABORAÇÃO

Autores

  • Bruna Vilas Bôas
  • Sandra Regina Gimeniz-Paschoal

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i29.13365
Agências de fomento
PRO REITORIA DE EXTENSÃO DA UNESP- MARÍLIA

Palavras-chave:

acidentes escolares, ensino fundamental, livro paradidático.

Resumo

Acidentes infantis são preveníveis, sendo relevante o conhecimento do contexto escolar e a produção de materiais educativos. O objetivo foi investigar opiniões de profissionais da educação, caracterizar os aspectos de risco e de segurança, identificar as ocorrências acidentais e elaborar livro paradidático para prevenção de acidentes infantis. O estudo foi realizado com a vice-diretora e uma professora do ensino fundamental de uma cidade do interior paulista. Foi feita aplicação de questionários, análise documental, filmagem do ambiente escolar, análise de livros sobre a temática e elaboração de um livro paradidático. Verificou-se que as quedas foram o acidente mais frequente na escola. Concluiu-se que falta formação ou atuação sistemática relativa à temática. A ocorrência de acidentes na escola é uma realidade e forneceu subsídios para elaboração do livro paradidático, que é indicado para ser utilizado em ações educativas na escola. 

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Publicado

06-12-2018

Como Citar

VILAS BÔAS, B.; GIMENIZ-PASCHOAL, S. R. MATERIAL PARADIDÁTICO SOBRE PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM ESCOLARES: LEVANTAMENTO DE SUBSÍDIOS E ELABORAÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 29, p. DOI: 10.17648/educare.v13i29.13365, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i29.13365. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13365. Acesso em: 24 abr. 2024.