DO SUL GEOGRÁFICO AO SUL EPISTEMOLÓGICO: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

Autores

  • Verônica Salgueiro do Nascimento Universidade Federal do Ceará
  • Lúcia Rabello de Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Nara Maria Forte Diogo Rocha Universidade Federal do Ceará
  • Domingos Arthur Feitosa Petrola Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0003-0867-2728

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.13690

Palavras-chave:

Universidade, Inédito-Viavel, Desenvolvimento Local Sustentável

Resumo


Estabelecendo um diálogo entre a Educação Dialógica de Paulo Freire e as Epistemologias do Sul apresenta-se discussão a respeito da expansão universitária para o interior do Estado do Ceará, nordeste Brasileiro. É discutida a construção de um Programa de Pós-Graduação que focaliza o Desenvolvimento Sustentável no sertão cearense como pretexto para tematizar possíveis resistências dentro do paradigma emergente. A metodologia adotada  alinha-se com o referencial da pesquisa qualitativa, a partir da experiência de Grupos Focais e de entrevistas em profundidade com a utilização de um roteiro semiestruturado. Dos resultados encontrados, observa-se que o pensamento freiriano comparece na identificação dos inéditos viáveis como os pontos de tensionamento possíveis a serem experimentados na construção de uma Universidade que se volte para a realidade local e que, assim produz saberes válidos. Conclui-se que a leitura dialógica da construção do conhecimento que Freire propõe apresenta-se como diretriz a ser adotada para uma aproximação do horizonte utópico da transformação social e da própria universidade.

Biografia do Autor

Verônica Salgueiro do Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação. Professora do curso de Gestão de Políticas Públicas do Departamento de Economia Doméstica e do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Lúcia Rabello de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia. Professora do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Nara Maria Forte Diogo Rocha, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação. Professora do curso de Psicologia (Campus Sobral) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Domingos Arthur Feitosa Petrola, Universidade Estadual do Ceará

Psicólogo. Doutorando em Psicologia (UFC). Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável (UFC). Professor Substituto do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Downloads

Publicado

20-12-2017

Como Citar

SALGUEIRO DO NASCIMENTO, V.; RABELLO DE CASTRO, L.; FORTE DIOGO ROCHA, N. M.; FEITOSA PETROLA, D. A. DO SUL GEOGRÁFICO AO SUL EPISTEMOLÓGICO: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 27, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i27.13690. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13690. Acesso em: 26 jun. 2022.