LIMITES E POSSIBILIDADES DA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Carlos Soares Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.13779

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, PIBID, formação docente

Resumo

Considerando a permanência da pouca oferta de estudos sobre a educação de jovens e adultos (EJA) nos cursos de magistério, em nível médio, ou de Pedagogia e Licenciaturas, em nível superior, o objetivo do trabalho é analisar as ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvido no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a fim de identificar as contribuições do referido programa na formação inicial de professores (licenciandos) e nos possíveis deslocamentos dos professores em exercício profissional em relação à concepção da EJA e às suas práticas pedagógicas. Trata-se de pesquisa-ação realizada entre 2014 e 2015 em uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro, que além da observação do cotidiano escolar recorreu à análise dos relatórios produzidos pelos seis bolsistas do programa e de entrevistas semi-estruturadas realizadas com os referidos sujeitos e com três professores da unidade escolar (de um universo de oito professores). Os resultados constatam a positividade do PIBID na formação inicial dos futuros docentes, mas aponta suas fragilidades de intervenção junto àqueles que se encontram no exercício da profissão. Ressalta, porém, que apesar de ser uma ação em curto prazo, o PIBID é um passo importante dentre muitos a serem dados no intuito de problematizar/ressiginificar as concepções sobre a EJA e as práticas docentes construídas ao longo de anos.

 

Downloads

Publicado

18-10-2016

Como Citar

BARBOSA, C. S. LIMITES E POSSIBILIDADES DA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 22, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i22.13779. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13779. Acesso em: 19 abr. 2024.