EU SINTO COMO SE PUDESSE SER QUALQUER COISA COM VOCÊ": EDUC(AÇÃO) DESDE A METÁFORA DO FILME HER
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v11i21.13916Parole chiave:
Sujeito. Identidade. Pós-modernidade.Abstract
Her é um filme que conta a história de um escritor recém-divorciado que inicia um romance com Samantha, um sistema operacional de inteligência artificial. Este artigo se propõe a analisar o filme como uma metáfora de algumas das pressuposições contemporâneas sobre subjetividade. Samantha, que em tudo parece uma humana, que se comporta como uma humana e que reage ao mundo como uma humana, servirá para questionar dicotomias do pensamento ocidental que atravessam discursos de autoridade sobre a verdade, sobre o ser, sobre a identidade e sobre as relações de gênero. Ao nublar as fronteiras entre o humano e a máquina, Samantha provocará uma reflexão sobre a ontologia do sujeito.Downloads
Pubblicato
01-01-2000
Come citare
ROST, M.; BARROS, E. P. EU SINTO COMO SE PUDESSE SER QUALQUER COISA COM VOCÊ": EDUC(AÇÃO) DESDE A METÁFORA DO FILME HER. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 21, 2000. DOI: 10.17648/educare.v11i21.13916. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13916. Acesso em: 12 apr. 2025.
Fascicolo
Sezione
Dossiê: Educação e Contemporaneidade
Licenza
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.