A LÍNGUA[GEM] COMO PROPOSTA DE MUDANÇA EPISTEMOLÓGICA E METODOLÓGICA NA LINGUÍSTICA APLICADA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Ricardo Régis de Almeida
  • Barbra do Rosário Sabota Silva
  • Maria Eugênia Curado

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i21.14082

Palavras-chave:

Linguística Aplicada contemporânea, língua[gem], mudanças epistemológicas e metodológicas.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre o[s] conceito[s] de língua[gem] presentes em discussões teóricas nas áreas de LA, Sociologia e Linguística que perpassam os séculos XX e XXI  e investigar como os autores da LA contemporânea têm abordado essas conceituações como proposta de mudança epistemológica e metodológica. Inscrita nos estudos de natureza qualitativa, a nossa investigação está organizada da seguinte forma: primeiro apresentamos alguns caminhos percorridos pela LA no Brasil e a influência exercida pela Linguística e por outras áreas do conhecimento nesse campo de investigação. Em seguida, abordamos os conceitos de língua[gem] presentes em discussões teóricas das áreas de Sociologia, Linguística e LA para, então, elucidarmos algumas características da LA contemporânea e como esse campo de investigação tem revisado suas bases epistemológicas e metodológicas com base em teorias pós-modernas, pós-colonialistas, pós-estruturalistas, antirracistas, feministas e queer. Por fim, tecemos algumas considerações sobre os caminhos percorridos pela LA até a sua compreensão contemporânea de área de investigação mestiça, híbrida e fronteiriça; sobre o papel da língua[gem] nesse processo de transição metodológica e epistemológica; e vislumbramos possíveis caminhos para esse campo que tem se mostrado líquido e sem um destino final.

Downloads

Publicado

17-05-2016

Como Citar

DE ALMEIDA, R. R.; SABOTA SILVA, B. do R.; CURADO, M. E. A LÍNGUA[GEM] COMO PROPOSTA DE MUDANÇA EPISTEMOLÓGICA E METODOLÓGICA NA LINGUÍSTICA APLICADA CONTEMPORÂNEA. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 21, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i21.14082. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/14082. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Contemporaneidade