PERFIL DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE ASTRONOMIA NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

  • Alessandra Daniela Buffon
  • Marcos Cesar Danhoni Neves
  • Ricardo Francisco Pereira

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.14701
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

revisão bibliográfica, Astronomia, formação de professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo elucidar o perfil da pesquisa sobre formação de professores no ensino de Astronomia. O procedimento metodológico é embasado nos estudos do “estado da arte”, mapeando a evolução da produção acadêmica da revista ALEXANDRIA - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, do Caderno Brasileiro de Ensino de Física, da Ciência & Educação, da Revista Brasileira de Ensino de Ciências, da Revista Brasileira de Ensino de Física, da Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia e do Banco de teses e dissertações sobre a Educação em Astronomia da Universidade de São Carlos. Em busca de identificar essa produção e conhecer as principais tendências da pesquisa nesse campo, foram localizados 28 estudos. Por meio de uma análise qualitativa, foi possível identificar que eles abordam tanto a formação inicial quanto a formação continuada. Por meio deste trabalho, é possível concluir que o perfil da formação de professores para Ensino de Astronomia é diversificado, contemplando pesquisas com focos temáticos que envolvem a compreensão do ambiente escolar, instrumentos de ensino-aprendizagem e os saberes docentes. Por fim, como perspectiva para futuros trabalhos, é necessário intensificar a linha temática de formação de professores no Ensino de Astronomia.

Downloads

Publicado

18-10-2020

Como Citar

BUFFON, A. D.; NEVES, M. C. D.; PEREIRA, R. F. PERFIL DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE ASTRONOMIA NO CONTEXTO BRASILEIRO. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.14701. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/14701. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios