O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS A PARTIR DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DA QUARTA SÉRIE DA ESCOLA PRIMÁRIA ALEMÃ

Autores

  • Marlí Schmitt Zanella
  • Lilian Akemi Kato

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v12i24.15373

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Competências, Matematização, Validação.

Resumo


Este trabalho teve por objetivo identificar as competências matemáticas mobilizadas por alunos de uma quarta série da Escola Primária da Alemanha. O estudo foi desenvolvido no âmbito da pesquisa qualitativa, com base no desenvolvimento de uma tarefa de Modelagem Matemática por três grupos de estudantes. As resoluções e negociações produzidas pelos participantes foram analisadas segundo os pressupostos teóricos do desenvolvimento de competências compreendidas no ciclo de modelagem de Blum. Dentre os resultados, destacamos que os sujeitos de pesquisa foram capazes de: (i) negociar e justificar as informações relevantes a situação problema proposta, o que possibilitou aos grupos entender a situação, simplificar e estruturar os dados e construírem um modelo mental da situação; (ii) argumentar e definir ações para matematizar os dados considerados relevantes e traduzi-los para um modelo matemático e (iii) interpretar o modelo matemático obtido e validar tal resultado para a situação real, conduzindo-os a uma resposta apropriada às suas hipóteses.

Downloads

Publicado

25-01-2017

Como Citar

SCHMITT ZANELLA, M.; KATO, L. A. O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS A PARTIR DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DA QUARTA SÉRIE DA ESCOLA PRIMÁRIA ALEMÃ. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 24, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i24.15373. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/15373. Acesso em: 26 jun. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Modelagem Matemática na educação matemática: Cenário atual