EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UMA DISCUSSÃO SOBRE RACIONALIDADE INSTRUMENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i29.15523Palavras-chave:
Educação Ambiental Formal, Práticas pedagógicas, Educação Básica.Resumo
O artigo analisa dados oriundos de uma pesquisa em andamento, a qual objetiva explorar a Educação Ambiental por meio de práticas pedagógicas na disciplina de matemática em quatro turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada na zona urbana de São Lourenço do Oeste, Santa Catarina. Os dados discutidos nesse artigo foram colhidos mediante questionário semiestruturado aplicado aos estudantes participantes da pesquisa. Os resultados sugerem que existe convergência entre os dados coletados e os resultados de pesquisas realizadas em âmbito regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR que demonstram a maneira como a Educação Ambiental vemsendo desenvolvida por professores da escola pública. No tocante aos aspectos teóricos, o artigo discute a importância da interdisciplinaridade na postura pedagógica do professor para favorecer o tratamento da Educação Ambiental no contexto escolar.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.