ANÁLISE DOCUMENTAL DAS PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ATIVIDADES DE CONTRATURNO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Juliana Alves da Silva Ubinski
  • Fernanda Aparecida Meglhioratti

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.15544
Agências de fomento
Capes

Palavras-chave:

Ampliação da jornada escolar. Ensino de Ciências. Programa Mais Educação. Complementação Curricular. Educação Ambiental.

Resumo

 A diminuição das desigualdades educacionais por meio do aumento da jornada escolar é defendida por programas de governo nas diferentes esferas, permitindo que as escolas escolham atividades que contemplem as demandas educacionais de seus alunos. Nesse sentido, buscou-se analisar como as atividades em contraturno, que contemplam o ensino de educação ambiental, estão estruturadas na cidade de Cascavel-PR. Para tanto, foi realizada uma análise documental das propostas das escolas estaduais inseridas no programa Mais Educação (Federal) e/ou no programa de Atividades de Complementação Curricular em Contraturno (Estadual/Paraná). A análise investigou os tipos de conteúdos contemplados e evidenciou que as propostas analisadas apresentam poucos conteúdos conceituais e falta de consistência entre esses e os conteúdos atitudinais e procedimentais. Também foi possível perceber nos documentos analisados a ênfase na Educação Ambiental crítica, antropocêntrica e sustentável.

Downloads

Publicado

01-10-2018

Como Citar

UBINSKI, J. A. da S.; MEGLHIORATTI, F. A. ANÁLISE DOCUMENTAL DAS PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ATIVIDADES DE CONTRATURNO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 28, p. DOI: 10.17648/educare.v13i28.15544, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i28.15544. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/15544. Acesso em: 28 mar. 2024.