PESQUISAR E FORMAR: REPENSAR O LUGAR E A FUNÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO

Autores

  • Yves Lenoir
  • François Larose

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1653

Palavras-chave:

pesquisa, prática, fomação docente, processo de objetivação científica

Resumo

O presente artigo trata das relações entre pesquisa, prática e formação de professores. Após recapitular as críticas sofridas pela pesquisa em educação, o texto sublinha a especificidade da pesquisa científica, suas características, seus componentes estruturais e suas funções como processo de objetivação cognitiva. A distinção entre métodos e metodologia é abordada em seguida, colocando em evidência a necessidade de recorrer aos métodos mixtos para analisar as práticas docentes e para considerar o processo científico a partir de uma estruturação quadripolar. Finalmente, as relações entre pesquisa e prática são consideradas em função da fomação docente.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

LENOIR, Y.; LAROSE, F. PESQUISAR E FORMAR: REPENSAR O LUGAR E A FUNÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 31–52, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1653. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1653. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Aprendizagem e Ação Docente