FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ALGUMAS REFLEXÕES COLETIVAS

Autores

  • Vantoir Roberto Brancher
  • Elza Hirata Baptista
  • Mariglei Severo Maraschin
  • Victor Julierme Santos da Conceição

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1655

Palavras-chave:

saberes, ciclos de vida e formação de professores

Resumo

O presente trabalho faz uma reflexão sobre a formação do professor, considerando a pessoalidade, a carreira e os ciclos de vida, os saberes e o desenvolvimento profissional desses sujeitos. Ultimamente, observa-se que a pessoa do professor vem sendo focalizada nos estudos. Isto porque se torna fundamental vê-lo em sua individualidade, analisando suas construções, seu cotidiano, sua escrita. Enfim, seu saber-fazer/
saber-ser. Os professores vão se construindo pela interação com os demais sujeitos ao longo de sua história de vida. Passam, portanto, por ciclos de vida profissionais, que sempre devem ser levados em conta no desenvolvimento de projetos de formação.
Nesse sentido, a formação do professor deveria ser vista como um processo contínuo, que não se encerra com a inicial. Por isso, vale pensar também sobre os saberes e a crise profissional pela qual passa esse profissional. Estas questões são discutidas na formação continuada, entendida como um processo em que se acredita na potencialidade de desenvolvimento dos professores e, por conseqüência, da escola. As escolas precisam
configurar-se como “escolas que aprendem”, onde todos os sujeitos são convidados a crescer, num processo dinâmico e colaborativo. Perceber os professores como profissionais do ensino faz-se necessário dentro de um olhar que os compreenda como sujeitos incompletos, inconclusos e em constante formação.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

BRANCHER, V. R.; BAPTISTA, E. H.; MARASCHIN, M. S.; DA CONCEIÇÃO, V. J. S. FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ALGUMAS REFLEXÕES COLETIVAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 63–75, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1655. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1655. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Aprendizagem e Ação Docente