LOS INSPECTORES ESCOLARES EN LOS ORÍGENES DEL SISTEMA EDUCATIVO EN LA PATAGONIA NORTE (ARGENTINA — 1884-1957)

Autores

  • Mirta Elena Teobaldo

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v1i2.166

Palavras-chave:

Territórios nacionais, Inspetores de escola, Identidade nacional.

Resumo

Este artigo tenta mostrar o papel que desempenham os inspetores de escola na instalação e na difusão do sistema educacional em Río Negro e Neuquén (Argentina). Nossa opinião é de que a Inspeção Nacional das Escolas nos territórios e nas colônias nacionais forneceu a maioria das fontes de referências aos empregados civis. Sem a inspeção nacional das escolas, a criação e a manutenção da escola pública, a execução do projeto da criação da nação e a incorporação eficaz dos habitantes desta região teriam sido muito difíceis. A Inspeção Nacional das Escolas foi a organização que permitiu aos habitantes locais uma incorporação eficaz ao território nacional por meio de um processo de “argentinização” e, deste modo, a internalização da identidade coletiva.

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Publicado

07-12-2007

Como Citar

TEOBALDO, M. E. LOS INSPECTORES ESCOLARES EN LOS ORÍGENES DEL SISTEMA EDUCATIVO EN LA PATAGONIA NORTE (ARGENTINA — 1884-1957). Educere et Educare, [S. l.], v. 1, n. 2, p. p. 13–32, 2007. DOI: 10.17648/educare.v1i2.166. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/166. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios