DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LEITURA: CONHECER PARA SUPERAR

Autores

  • Carmen Teresinha Baumgärtner
  • Maria Lídia Sica Szymanski

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.16640

Resumo


A partir da teoria de Bakhtin, apresenta-se uma pesquisa sobre as dificuldades em leitura apresentadas por 32 alunos de 6o e 7o anos da Educação Básica, atendidos por dois projetos universitários voltados à pesquisa e à extensão. Para a pesquisa, elaborou-se um instrumento de avaliação do domínio da leitura, da escrita e da oralidade, tomando como base a “Ficha de Encaminhamento de Língua Portuguesa”, disponibilizada pela Secretaria de Estado da Educação/PR. O estudo evidenciou aspectos da leitura ainda não apropriados, tais como: dificuldades em relação ao reconhecimento da função social do gênero, à localização de informações implícitas e à percepção de mecanismos de referenciação. Com o objetivo de superá-las, seriam planejadas atividades pedagógicas desenvolvidas por meio do projeto de extensão. Apresentam-se, neste artigo, as dificuldades detectadas, como subsídio para o trabalho didático com a leitura, ressaltando sua necessária intencionalidade.

Biografia do Autor

Carmen Teresinha Baumgärtner

Doutora em Estudos da Linguagem. Docente dos  Cursos de Graduação em Letras, e dos  Programas de Mestrado e Doutorado em Letras - PPGL, e Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Cascavel/PR. Líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso e Ensino. Cascavel, Paraná, Brasil.carmen.baumgartner@yahoo.com.br

Maria Lídia Sica Szymanski

Doutora em Psicologia - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Pós-doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação – Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Ação Docente - GPAAD. Cascavel, Paraná, Brasil. szymanski_@hotmail.com

Downloads

Publicado

20-12-2017

Como Citar

BAUMGÄRTNER, C. T.; SZYMANSKI, M. L. S. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LEITURA: CONHECER PARA SUPERAR. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 27, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i27.16640. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16640. Acesso em: 26 jun. 2022.