ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E QUALIDADE DE VIDA: PESQUISA SOBRE CONFIGURAÇÃO ESPACIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Maria Aparecida Trevisan Zamberlan
  • Simone I. Stroka Basani
  • Marizete Araldi

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1668

Palavras-chave:

organização espacial, crianças, educação infantil

Resumo

A organização de creches e pré-escolas não deriva de uma única concepção de atendimento à criança. Nelas, encontramos alguns espaços planejados, com salas amplas, ventiladas e iluminadas, com mobiliário e equipamentos de tamanho apropriado concebidos especialmente para a criança, e espaços adaptados,
que não foram projetados para essa finalidade. Os ambientes construídos para crianças devem atender a funções relativas ao desenvolvimento infantil, com o intuito de promover: identidade pessoal e privacidade, desenvolvimento de competências, oportunidades para o crescimento com autonomia e liberdade. A
pesquisa conduzida na área indica alguns critérios que poderão ajudar na organização espacial nas instituições de educação infantil, envolvendo tanto o planejamento da área interna como da externa.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

ZAMBERLAN, M. A. T.; BASANI, S. I. S.; ARALDI, M. ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E QUALIDADE DE VIDA: PESQUISA SOBRE CONFIGURAÇÃO ESPACIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 245–260, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1668. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1668. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação