FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES E IMPACTOS NA PEDAGOGIA

Autores

  • Adélcio Machado dos Santos UNIARP - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe-Caçador-SC
  • Joel Cezar Bonin UNIARP - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.16850
Agências de fomento

Palavras-chave:

filosofia, educação, reflexão.

Resumo

O pensamento filosófico é caracterizado pela reflexão, ou seja, a busca de algo por si mesmo por meio da especulação, examinando e analisando com cuidado. Ao definir a filosofia como reflexão ela se constitui como um conhecimento do conhecimento, isto é, filosofar é atuar sobre o próprio conhecimento científico, interrogando-o e problematizando-o. A pedagogia é entendida como uma ciência e seus princípios devem ser submetidos à reflexão filosófica, uma vez que a filosofia não se limita ao domínio do que pode ser observado pelos sentidos, orientando-se em direção ao conhecimento dos princípios que escapam à percepção dos sentidos. Em Filosofia da Educação, a filosofia se coloca como forma de conhecimento e a educação como um problema filosófico. Os dois termos juntos representam o estudo dos fundamentos das teorias e práticas educativas na sociedade. A função essencial da Filosofia da Educação consiste em acompanhar, criticamente, a atividade educacional de forma a explicitar os seus fundamentos, esclarecer a função e a contribuição das diversas disciplinas pedagógicas e avaliar o significado das soluções escolhidas. A ausência de orientação filosófica no terreno da educação acarreta consequências lamentáveis. Só é possível melhorar e reformar o sistema educativo quando se têm uma verdadeira Filosofia da Educação, na qual haja um acordo acerca da finalidade, das possibilidades e das condições da educação. Assim, para o êxito da ciência pedagógica é indispensável a Filosofia da Educação.

Biografia do Autor

Adélcio Machado dos Santos, UNIARP - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe-Caçador-SC

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. (UFSC). Docente e Pesquisador dos Mestrados em Desenvolvimento e Sociedade e Educação da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). Advogado (OAB/SC nº 4912). Endereço: rua Prof. Egidio Ferreira, nº 271, Bloco “E”, Apto. 303 – 88090-669, Florianópolis (SC) Brasil.

Joel Cezar Bonin, UNIARP - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.

Professor de Filosofia e Sociologia da UNIARP. Mestre em Filosofia pela UNIOESTE, doutorando em Filosofia pela PUC-Pr e bolsista UNIEDU-SC.

Downloads

Publicado

29-08-2018

Como Citar

DOS SANTOS, A. M.; BONIN, J. C. FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES E IMPACTOS NA PEDAGOGIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 27, p. DOI: 10.17648/educare.v13i27.16850, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i27.16850. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16850. Acesso em: 19 abr. 2024.