A ÉTICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UM OLHAR A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES NO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA E NAS REVISTAS QUÍMICA NOVA E QUÍMICA NOVA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.17041Palavras-chave:
Ética, Ensino de Química, Formação de Professores.Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar como o tema ética está sendo tratado em publicações da área da Educação em Química. Realizamos um levantamento em uma amostra de publicações no Encontro Nacional de Ensino de Química e nas Revistas: Química Nova e Química Nova na Escola, no período compreendido entre 2008 a 2013. A coleta de dados foi realizada mediante o uso da ferramenta automática de busca, com a utilização das palavras-chave, “ética”, “moral”, “valor”, “respeito”, “comportamento” e “caráter”. As considerações finais apontam para a necessidade de inserção de maiores discussões sobre a ética na formação inicial, na educação escolar e nas pesquisas na área de Química para que possamos superar as dificuldades pedagógicas e proporcionar uma atmosfera de reflexão sobre a ética envolvida nos conceitos da Química.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.