A ÉTICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UM OLHAR A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES NO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA E NAS REVISTAS QUÍMICA NOVA E QUÍMICA NOVA NA ESCOLA

Autores

  • Iara Lucia Lazzarin Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Unioeste
  • Vilmar Malacarne Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.17041
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ética, Ensino de Química, Formação de Professores.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar como o tema ética está sendo tratado em publicações da área da Educação em Química. Realizamos um levantamento em uma amostra de publicações no Encontro Nacional de Ensino de Química e nas Revistas: Química Nova e Química Nova na Escola, no período compreendido entre 2008 a 2013. A coleta de dados foi realizada mediante o uso da ferramenta automática de busca, com a utilização das palavras-chave, “ética”, “moral”, “valor”, “respeito”, “comportamento” e “caráter”. As considerações finais apontam para a necessidade de inserção de maiores discussões sobre a ética na formação inicial, na educação escolar e nas pesquisas na área de Química para que possamos superar as dificuldades pedagógicas e proporcionar uma atmosfera de reflexão sobre a ética envolvida nos conceitos da Química.

 

Biografia do Autor

Vilmar Malacarne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Unioeste

Docente CECA e Mestrado em Educação.

Grupo de Pesquisa FOPECIM

Downloads

Publicado

29-08-2018

Como Citar

LAZZARIN, I. L.; MALACARNE, V. A ÉTICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UM OLHAR A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES NO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA E NAS REVISTAS QUÍMICA NOVA E QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 27, p. DOI: 10.17648/educare.v13i27.17041, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i27.17041. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/17041. Acesso em: 28 mar. 2024.