CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA ELABORAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: QUAL PARTICIPAÇÃO?

Autores

  • Maria Alice de Miranda Aranda Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Fabiany dos Santos Barcelos Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.17766
Agências de fomento
Fundect

Palavras-chave:

Conselho Municipal de Educação. Participação. Plano Municipal de Educação.

Resumo

Resumo: O artigo tem sua origem em Dissertação de Mestrado recentemente defendida no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados. Analisa a concepção de participação dos Conselhos Municipais de Educação (CME) do estado de Mato Grosso do Sul (MS) na elaboração dos Planos Municipais de Educação (PME). A metodologia pautou-se na pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O lócus da pesquisa foram municípios do MS que possuem o CME. Constatou-se que a prevalência da participação política, cuja concepção tem lugar garantido na sociedade capitalista, pois atende aos interesses de grupos específicos, legitima ideias pré-concebidas, exercita apenas a forma de cidadania ampliada e não a plena. A busca é pela participação plena requer mudanças nas formas de participação da sociedade civil e política, incita o diálogo e a luta de classes e visa a superação de desigualdades e injustiças sociais, remete a uma sociedade e a um cidadão de novo tipo.

Biografia do Autor

Maria Alice de Miranda Aranda, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Educação (2009), Mestre em Educação (2004), Pedagoga (1991) e Especialista em Gestão/Administração Educacional (2001), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É professora adjunta da Faculdade de Educação (FAED), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na Graduação e Pós-Graduação. Realizou estágio Pós-Doutoral via PNPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

Fabiany dos Santos Barcelos, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Professora Mestre da educação básica. Integrante do Grupo de Pesquisa Sobre os Conselhos Municipais da Educação no Brasil.

Downloads

Publicado

29-08-2018

Como Citar

ARANDA, M. A. de M.; BARCELOS, F. dos S. CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA ELABORAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: QUAL PARTICIPAÇÃO?. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 27, p. DOI: 10.17648/educare.v13i27.17766, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i27.17766. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/17766. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Conselho Municipal de Educação