SENTIDOS EMOCIONAIS E MORAIS DA AMIZADE: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA ANTROPOLOGIA DAS EMOÇÕES

Autores

  • Raoni Borges Barbosa GREM - Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia, UFPB (Pesquisador). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, UFPE (Doutorando). https://orcid.org/0000-0002-2437-3149
  • Mauro Guilherme Pinheiro Koury GREM - Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia, UFPB (Cordenador). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, UFPB (Professor). https://orcid.org/0000-0002-1207-562X

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18058

Palavras-chave:

Simmel, Goffman, Antropologia das Emoções, amizade

Resumo


Este artigo discute os sentidos emocionais e morais do fenômeno da amizade em contextos interacionias e societais da modernidade urbana a partir da perspectiva da Antropologia das Emoções. A amizade, desde uma leitura simmeliana e goffmaniana, e do social e da cultura, é problematizada como um microcosmo organizacional e como um enquadre vulnerabilizado de interações, projeções e expectativas emocionais e morais reciprocamente dirigidas e administradas no cotidiano de atores e agentes sociais que se dispõem à construção de um sistema diádico de confiança, sofrimento e prazer.

Biografia do Autor

Raoni Borges Barbosa, GREM - Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia, UFPB (Pesquisador). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, UFPE (Doutorando).

Graduado em Ciências Sociais pela Universität Osnabrück. Mestre em Antropologia pelo PPGA/UFPB. Doutorando em Antropologia pelo PPGA/UFPE. Pesquisador do GREM - Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia das Emoções. Editor da Sociabilidades Urbanas - Revista de Antropologia e Sociologia. Editor da RBSE - Revista de Sociologia da Emoção.

Mauro Guilherme Pinheiro Koury, GREM - Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia, UFPB (Cordenador). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, UFPB (Professor).

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba e Coordenador do GREM Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia das Emoções.

Downloads

Publicado

20-12-2017

Como Citar

BARBOSA, R. B.; KOURY, M. G. P. SENTIDOS EMOCIONAIS E MORAIS DA AMIZADE: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA ANTROPOLOGIA DAS EMOÇÕES. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 27, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i27.18058. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18058. Acesso em: 26 jun. 2022.