DIDÁTICA FREIRIANA: REINVENTANDO PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.18076
Agências de fomento

Palavras-chave:

Didática. Paulo Freire. Reinvenção. Práxis.

Resumo

Assumindo a difícil tarefa de reinventar a metodologia de Paulo Freire como um pedido do próprio Patrono da Educação no Brasil, busca-se nesse texto organizar de uma maneira didática como utilizar as diversas contribuições freirianas para a educação formal, informal e não-formal, partindo do pressuposto que a criatividade dos educadores, em seus mais diversos lugares pedagógicos que ocupam – escola, universidade, sindicatos, movimentos sociais, ONGs, entre outros – é o que mantém vivo o legado de Paulo Freire. A Didática Freiriana é uma provocação epistêmico-metodológica para que os educadores assumam uma postura pedagógica libertadora e dinamizadora dos ambientes educativos, tomando essa metodologia como referência para sua práxis. Como um texto inacabado, projeta-se a reinvenção dele mesmo, para ser ainda mais fiel ao pedido de Paulo Freire: não me sigam, me reinventem.

Biografia do Autor

Ivo Dickmann, Unochapecó

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, Unochapecó. Pós-doutorando em Educação (Uninove, 2017-2018). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2011-2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2008-2010). Bacharel em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE, 2005-2007). Aperfeiçoamento em Direitos Humanos (IFIBE). Principal foco de atuação e pesquisa: Educação (perspectiva crítica e libertadora), Educação Ambiental (formação de educadores ambientais, ambientalização curricular, educação ambiental freiriana escolar e Pedagogia do Meio Ambiente Oprimido), Educação Popular (Metodologia Paulo Freire), Educação do Campo (juventude, casa familiar rural, movimentos sociais do campo). Líder do Palavração - Grupo de Estudos, Pesquisa e Documentação em Educação Ambiental Freiriana. Entre as principais obras publicadas estão: Primeiras Palavras em Paulo Freire (2008; 2016), Pedagogia da Memória (2017) e Dinâmicas Pedagógicas (2017).

Ivanio Dickmann, PUC-SP

É formado em História pela UNIFAI. Pós Graduado em Gestão de Políticas Públicas e Projetos Sociais. Possui Certificação Internacional em Gestão de Projetos. Diretor da Dialogar Consultoria em Cooperação. Atualmente é presidente da COOHABRAS - Cooperativa Habitacional Central do Brasil. Estudioso de Paulo Freire e da Educação Popular bem como da Economia Solidária, Cooperativismo e Negócios Sociais.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

01-10-2018

Como Citar

DICKMANN, I.; DICKMANN, I. DIDÁTICA FREIRIANA: REINVENTANDO PAULO FREIRE. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 28, p. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18076, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18076. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18076. Acesso em: 28 mar. 2024.