ORDEM E PROGRESSO: (DES) ESTABILIDADE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NO BRASIL

Autores

  • José Alves Dias Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18148

Palavras-chave:

positivismo, política, economia

Resumo


A proposta do artigo é analisar a relevância dos lemas positivistas para a manutenção da estabilidade política e econômica no Brasil de forma a garantir que, mesmo em momentos de transição, não ocorressem rupturas significativas que alterassem o modelo de estratificação social.  A abordagem do tema por essa perspectiva pretende demonstrar que a manutenção da ordem social é imprescindível ao progresso econômico pretendido pela classe dominante, mas que, ao contrário, as melhorias econômicas não indicam, necessariamente, a tranquilidade dos setores oponentes, ainda que esta seja a aspiração dos grupos encastelados no poder ou dirigentes da produção. A exposição dos fatos históricos ocorridos ao longo do século XX demonstra que as crises políticas ocorreram tanto em função da estagnação quanto do desenvolvimento econômico e que ambos, também, podem coincidir com estabilidade política.

Biografia do Autor

José Alves Dias, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em História pela Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ), professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), participa da Coordenação Colegiada do Centro de Documentação Albertina Vasconcelos (CEDOC), do Museu Pedagógico da UESB e é autor do livro "Rumo ao Palácio: as estratégias de dominação dos espaços políticos na Bahia durante a ditadura (1966-1982), publicado em 2016

Downloads

Publicado

20-12-2017

Como Citar

DIAS, J. A. ORDEM E PROGRESSO: (DES) ESTABILIDADE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NO BRASIL. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 27, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i27.18148. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18148. Acesso em: 26 jun. 2022.

Edição

Seção

Dossiê temático: Ordem e progresso: Memória, positivismo e Política