INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO-TECNOLÓGICO DO CONTEÚDO

Autores

  • Marina Bazzo de Espíndola MEN/CED/UFSC
  • Taís Rabetti Giannella NUTES/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.18287
Agências de fomento

Palavras-chave:

Conhecimento Pedagógico Tecnológico do Conteúdo, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino de Ciências

Resumo

Este trabalho, de natureza teórica, tem como objetivo discutir o modelo do Conhecimento Pedagógico Tecnológico do Conteúdo (CPTC) no contexto do Ensino de Ciências. Para isso, buscamos aprofundar o entendimento sobre os componentes do modelo do CPTC a partir de contribuições de autores do campo do ensino de Ciências e do campo da Tecnologia Educacional, a fim de compreender os debates referentes à natureza do conteúdo das ciências, a pedagogia específica desta área e as relações entre ciência e tecnologia, bem como para discutir as visões de tecnologia, as potencialidades pedagógicas das TDIC e suas aplicações no ensino das Ciências. Reconhecendo que cada um desses componentes se refere a um campo de conhecimento inatingível em sua totalidade, esperamos com este artigo reforçar a complexidade do conhecimento, da prática e da formação docente no contexto de integração de TDIC.

Biografia do Autor

Marina Bazzo de Espíndola, MEN/CED/UFSC

Marina Bazzo de Espíndola é Doutora em Educação, difusão e gestão em biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professora do Departamento de Metologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - PROFBIO.

Taís Rabetti Giannella, NUTES/UFRJ

Taís Rabetti Giannella é Doutora em Educação, difusão e gestão em biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora do Programa d Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de JaneiroE-mail: taisrg@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

04-12-2019

Como Citar

DE ESPÍNDOLA, M. B.; GIANNELLA, T. R. INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO-TECNOLÓGICO DO CONTEÚDO. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 32, p. DOI: 10.17648/educare.v14i32.18287, 2019. DOI: 10.17648/educare.v14i32.18287. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18287. Acesso em: 18 abr. 2024.