ATIVIDADE SOCIAL POLÍTICA E O CONHECIMENTO JURÍDICO MEDIADO PELO CIBERESPAÇO

Autores

  • Elaine Cristina Francisco Volpato Universidade do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.18789
Agências de fomento

Palavras-chave:

Direitos e Garantias Fundamentais, Informação jurídica, Acesso aberto ao conhecimento.

Resumo

As novas tecnologias de comunicação social no ciberespaço impactam substantivamente o processo social de conscientização, potencialmente possibilitando melhora no engajamento político (pleno e legítimo) do cidadão na governança pública. A informação jurídica, na medida em que se constitui uma garantia fundamental indispensável para romper com o conhecimento elitizado do direito, amplia o acesso a direitos básicos e fundamentais. O conhecer e o indignar-se são componentes indispensáveis do processo de conscientização pessoal e coletiva, quer sejam de direitos ou de obrigações, a partir da releitura crítica de questões de doutrina, de legislação e/ou de jurisprudência. A hipótese de pesquisa é que o acesso aberto e livre da informação jurídica aprimora e democratiza saberes jurídicos indispensáveis à convivência social. A pesquisa, ora proposta, é de caráter exploratório, bibliográfico e documental e foi incentivada pela iniciativa da Câmara dos Deputados, que criou o “Portal e-Democracia”, um espaço virtual criado com o objetivo de que a sociedade brasileira participe ativamente do processo legislativo, através da internet.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Francisco Volpato, Universidade do Oeste do Paraná

Pesquisadora de Direitos Humanos Fundamentais. Doutora e Mestre em Direito. Professora nos cursos de Doutorado e Mestrado do Programa Sociedade Cultura e Fronteiras, de Graduação em Direito, na Unioeste em Foz do Iguaçu PR.

Downloads

Publicado

01-10-2018

Como Citar

VOLPATO, E. C. F. ATIVIDADE SOCIAL POLÍTICA E O CONHECIMENTO JURÍDICO MEDIADO PELO CIBERESPAÇO. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 28, p. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18789, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18789. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18789. Acesso em: 20 abr. 2024.