TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA VOZ DE PROFESSORES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i30.18823
Agências de fomento

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino de Física, Ferramenta didática

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo realizado com professores de Física da rede estadual de ensino na cidade de Passo Fundo, RS, Brasil. A investigação deteve-se em analisar o modo como os professores de Física que atuam no Ensino Médio concebem e utilizam as tecnologias digitais em suas aulas e de que forma julgam que elas representam uma potencialidade para a aprendizagem. Inicialmente, explicita-se como as tecnologias digitais estão presentes na vida de todos os indivíduos e como esses recursos provocaram profundas mudanças no mundo moderno e contemporâneo. Em seguida, apresentam-se as colocações de vários pesquisadores em educação que apontam para a potencialização do ensino por intermédio da utilização das tecnologias digitais. Analisando a fala de dez professores de Física e dialogando com a literatura especializada, foi possível perceber aspectos cotidianos da prática pedagógica quanto à utilização de tecnologias digitais em sala de aula. Apesar de todos os entrevistados terem se posicionado a favor da utilização desses recursos em benefício do processo de ensino e aprendizagem, houve discrepâncias acerca de sua efetiva inclusão na escola.

Biografia do Autor

Cleci Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em EDucação Científica e Tecnológica

Professora do Curso de Física

Docente permanente dos programas de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e em Educação

Felipe Soso

Graduado em Física pela Universidade de Passo Fundo, RS.

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente Permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) na Universidade de Passo Fundo, RS. Professor do curso de Física-L na Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

22-12-2018

Como Citar

ROSA, C. W. da; SOSO, F.; DARROZ, L. M. TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA VOZ DE PROFESSORES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 30, p. DOI: 10.17648/educare.v13i30.18823, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i30.18823. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18823. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: O ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS