ENTREVISTA COM O PROFESSOR LUIZ ANTÔNIO CUNHA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i31.21528Resumo
Luiz Antônio Cunha possui graduação em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1967), mestrado em Planejamento Educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972) e doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980). Exerceu o magistério na PUC-Rio, na FGV, na Unicamp e na UFF; é professor titular desde 1997 e Professor Emérito desde 2014 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Publicou quase duas dezenas de livros, alguns dos quais tornaram-se importantes referências nas pesquisas no âmbito da História da Educação Brasileira. Desde 2006, tem se debruçado com grande empenho sobre a questão da laicidade do Estado e da Educação, produzindo artigos e livros específicos sobre esta questão, com destaque para “A Educação Brasileira na Primeira Onda Laica: do Império à República”, Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2017.Downloads
Publicado
02-03-2019
Como Citar
DUARTE, N.; DERISSO, J. L.; SILVA, L. B. . de O. ENTREVISTA COM O PROFESSOR LUIZ ANTÔNIO CUNHA. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 31, p. DOI: 10.17648/educare.v13i31.21528, 2019. DOI: 10.17648/educare.v13i31.21528. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21528. Acesso em: 23 jan. 2026.
Edição
Seção
Entrevista do Dossiê
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.