SENTIDOS DE MATEMÁTICA NA CONTEMPORANEIDADE: UM ESTUDO A PARTIR DA FILOSOFIA HEIDEGGERIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i33.22156
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Palavras-chave:

Educação Matemática, Filosofia da Matemática, Fenomenologia

Resumo

O texto apresenta uma discussão sobre o sentido de conhecimento na sociedade moderna que fundamenta na matemática suas reflexões e suas leis constitutivas da realidade, da natureza e da filosofia. Consonante aos estudos, podemos dizer que a matemática, na ciência moderna, é definida como uma metaciência, pois é por meio do conhecimento matemático que se define se um saber é científico ou não. A ciência moderna, que se caracteriza por ser axiomática e definir seus objetos por antecipação, expressa os fenômenos naturais por meio de leis e, desse modo, estabelece um critério para compreender a natureza, que é então dominada. Tendo em vista a sociedade contemporânea, nos propomos a pensar sobre matemática, retomando seu sentido original, enquanto um deixar aprender.

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Publicado

06-01-2020

Como Citar

MONDINI, F.; MOCROSKY, L. F.; PAULO, R. M. SENTIDOS DE MATEMÁTICA NA CONTEMPORANEIDADE: UM ESTUDO A PARTIR DA FILOSOFIA HEIDEGGERIANA. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 33, p. DOI: 10.17648/educare.v15i33.22156, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i33.22156. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22156. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Filosofia da Educação Matemática