PANORAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: PRIMEIROS INDICATIVOS

Autores

  • Heitor Luiz Furtado UFPR UNIVALI FURB
  • Júnior Vagner Pereira da Silva UFMS
  • Leonardo do Couto Gomes UFPR
  • Marcelo Moraes e Silva Mestre em Educação UFPR Doutor em Educação UNICAMP Professor do Departamento de Educação Física e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Física - UFPR https://orcid.org/0000-0001-6640-7952

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.22235

Resumo


RESUMO: O presente artigo objetivou traçar um panorama dos programas de pós-graduação em Educação Física das universidades brasileiras. Para isso foi realizado um estudo exploratório descritivo, tendo como fonte de dados a Plataforma Sucupira, Currículo Lattes e as páginas online dos programas. Foram encontrados 36 programas, com um corpo de 807 professores credenciados. O maior número de programas (15) está avaliado com conceito CAPES 3, estando grande parte localizada na região sudeste do país, com predominância de pesquisadores vinculados à subárea da Biodinâmica. Conclui-se a existência de um crescente e significativo aumento no número dos programas e docentes a eles vinculados, com a presença de uma diversidade epistemológica e predominância da Biodinâmica.

Biografia do Autor

Heitor Luiz Furtado, UFPR UNIVALI FURB

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB (2009). Mestre em Educação pela Universidade do Vale Do Itajaí UNIVALI (2012).Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física UFPR na linha de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade. Professor na Universidade Regional de Blumenau FURB e na Universidade do Vale do Itajaí.

Júnior Vagner Pereira da Silva, UFMS

Graduado em Educação Física, Especialista em Educação Física Escolar (Lato Sensu), Mestre e Doutor em Educação Física. Tem experiência como docente na Educação Básica e Ensino Superior, com regência de aulas, coordenação de projetos de extensão e de pesquisa, orientação de iniciação científica e iniciação a docência. Atualmente exerce a função Coordenador do Curso de Educação Física, Tutor do PET-Educação e líder do GEPPPELS, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul , onde desenvolve estudos relacionados as Políticas Públicas de Esportes, Lazer e Saúde.

Leonardo do Couto Gomes, UFPR

Licenciado em Educação Física - UFPR
Mestrando em Educação Física - UFPR

Marcelo Moraes e Silva, Mestre em Educação UFPR Doutor em Educação UNICAMP Professor do Departamento de Educação Física e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Física - UFPR

Mestre em EducaçãoUFPR

Doutor em EducaçãoUNICAMP

Professor do Departamento de Educação Física e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Física - UFPR

Downloads

Publicado

20-07-2021

Como Citar

FURTADO, H. L.; SILVA, J. V. P. da; GOMES, L. do C.; MORAES E SILVA, M. PANORAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: PRIMEIROS INDICATIVOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 50–74, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i39.22235. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22235. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

Dossiê: AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL