A MOTIVAÇÃO DE UM PÚBLICO DIFERENCIADO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.22325
Agências de fomento

Palavras-chave:

ESTUDANTES ACIMA DE 40 ANOS, MOTIVAÇÃO, EDUCAÇÃO SUPERIOR,

Resumo

Este trabalho analisou o perfil e as motivações e desmotivações de estudantes acima de 40 anos em uma IES particular do Distrito Federal. A pesquisa de método misto fundamentou-se na Teoria da Autodeterminação. Os resultados indicaram: baixa renda salarial familiar, metade deles tem bolsa para estudar, a maioria é casada, do sexo feminino, estuda à noite e ficou de um a 30 anos sem estudar. Psicologia e o Serviço Social foram os cursos mais frequentados pelos discentes. A “Motivação Intrínseca para Saber” apresentou-se como a principal motivação dos estudantes para cursarem uma graduação. Os alunos dos dois cursos com mais discentes acima 40 anos apresentaram mais “MI para Saber” no de Psicologia e “MI para Realizar Coisas”, no de Serviço Social.

 

Biografia do Autor

Rosamália Otoni P. Campos, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB

PROFA. Ma. ROSAMÁLIA OTONI P. CAMPOS

ESPECIALISTA EM LÍNGUA INGLESA E MESTRA EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB.

E-MAIL: otonipimentac@gmail.com 

Ivar César Oliveira de Vasconcelos, Universidade Católica de Brasília/Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação; Universidade Paulista/Instituto de Ciências Sociais e Comunicação.

Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professor titular do Instituto de Ciências Sociais e Comunicação da Universidade Paulista (UNIP). E-mail: ivcov@hotmail.com 

Downloads

Publicado

18-10-2020

Como Citar

OTONI P. CAMPOS, R.; OLIVEIRA DE VASCONCELOS, I. C. A MOTIVAÇÃO DE UM PÚBLICO DIFERENCIADO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.22325. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22325. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios