PENSAMENTO DE JOHN LOCKE SOBRE EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i34.23064
Agências de fomento
Fundação Araucária
Palavras-chave:
Educação, empirismo, John LockeResumo
Este artigo discute a educação no pensamento de John Locke, o pai do empirismo britânico, sobre educação. Para situar o pensamento de Locke, recorremos a uma breve biografia, aos acontecimentos históricos do século XVII e relações entre a educação e o empirismo, em uma perspectiva histórica. Esse pensador expressou ideias acerca da educação para seu tempo e, no entanto, ainda influencia o ensino da escola contemporânea brasileira. Uma das grandes contribuições de John Locke para o pensamento liberal é a sua concepção de libertar o homem para ações de diversas ordens, desde que esse tenha conhecimento, disciplina mental e física para responder às exigências da sociedade burguesa. Concluímos que o ideário liberal de Locke está presente nos diversos segmentos de nossa sociedade que atribuem à educação contemporânea uma possibilidade de alcançar o mérito e a ascensão social.Downloads
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Publicado
13-05-2020
Como Citar
TERUYA, T. K.; LUZ, M. G. E. da. PENSAMENTO DE JOHN LOCKE SOBRE EDUCAÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 34, p. DOI: 10.17648/educare.v15i34.23064, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i34.23064. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23064. Acesso em: 4 out. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS
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